Busca notícias:

:: SISTEMA DE GRADUAÇÃO


 

SISTEMA DE GRADUAÇÃO

 

Graduacao

A capoeira é reconhecida como esporte nacional e igualada às artes marciais conhecidas mundialmente. A Capoeira Regional adota o uso da corda amarrada na cintura e, a Associação de Capoeira Berimbau de Ouro, que nasce sob o ideal nacionalista, insere no seu sistema de graduação as cores da bandeira do Brasil como níveis de aprendizado.


Assim, após aprender as primeiras seqüências da Capoeira Regional, o iniciado é batizado e recebe sua 1ª corda na cor verde e, gradativamente  vai trocando de corda intermediando a cor do nível conquistado com a cor do nível aspirado:


1ª corda – verde (iniciante)
2ª corda – verde e amarelo (aspirante a graduação)
3ª corda – amarelo(graduado)
4ª corda – amarelo e azul (aspirante a formação)
5ª corda – azul (formado)
6ª corda – azul, amarelo, verde e branco (professor)
7ª corda – azul e branco (contra-mestre)
8ª corda – branco (mestre)


A troca da 1ª à 5ª corda é realizada de acordo com o aprendizado das seqüências da Capoeira Regional, juntamente com as seqüências criadas pelo mestre da Associação Berimbau de Ouro. Já a troca da 6ª à 8ª corda tem outro procedimento: o formado vai trocando de cordas de acordo com o consentimento do mestre, a experiência de prática de ensino da capoeira regional adquirida entre quatro a cinco anos e com o reconhecimento da comunidade.

Publicidade

SHOPPING DA CARNE - O Rei da Carne de Sol, Frios em  Geral Dr. Antônio Jose Cavalcante - OFTALMOLOGISTA publicidade publicidade publicidade

© Associação de Capoeira Berimbau de Ouro 2007 - Todos os direitos reservados - Email: contato@berimbaudeouro.com.br
Site desenvolvido por Aroldo Santos - Sites e Sistemas para a web - Email: aroldo@virtex.com.br